domingo, 20 de setembro de 2009

Sem estresse


Minha intenção aqui é, ao mesmo tempo, indicar sites que ajudarão você a construir seu TCC; fornecer modelos de projeto monográfico, folha de rosto e de capas; mostrar como fazer a bibliografia, etc., e, também, conversar sobre o processo psicológico envolvido nessa situação.
Os assuntos técnicos você encontra na lateral do blog e nas postagens mais antigas.

Quem já passou por isso sabe que há sempre alguma tensão: o orientador faz sugestões, critica, manda retirar alguma coisa, acrescentar outras. Isso compõe o processo, e se acontecer com você, não volte para a casa desanimado, sentindo-se incapaz. É assim mesmo. Aceite a experiência como um jogo: há regras que você precisa conhecer e seguir.
Tenha o projeto sempre à mão, para conferir os passos que deve dar de cada vez. Cuide da escrita, leve em conta as alterações havidas recentemente.
Releia o que escreveu, alguns dias depois.
Construa um pequeno acervo de expressões para substituir aquelas que tendem a se repetir. Por ex., segundo fulano. Você pode escrever 'na concepção de Fulano...". Ou "Fulano assim compreende a questão:..."
Você não deixa de criar quando escreve um trabalho assim, tão 'racional'... Você vai construir argumentos, comparar idéias (se for o caso), tirar conclusões, levantar indagações, apontar sugestões...
Procure descobrir o lado prazeroso disso.
Encare tudo com boa disposição. Desta forma, as tensões desaparecem ou são diminuídas.
Vivemos uma cultura que gosta falar de estresse. Parece que é charmoso, que se está trabalhando muito, que alguém só é sério se se estressar... Ou então, por tudo e por nada, se censura qualquer reclamação que se faça: "cuidado com o estresse!".
Abra mão desses condicionamentos, seja livre. E feliz em tudo que fizer!
Faça caminhada. Relaxe......

Nenhum comentário: